Imprensa

 
Cá entre nós
Na intimidade das famílias
Maria Tereza Maldonado

 
Um livro desenvolvido a partir dos temas trabalhados ao longo de seus 35 anos de profissão tanto nas consultas terapêuticas quanto em sua atuação nos projetos sociais em que participa.
 
A psicóloga Maria Tereza Maldonado lança pela Integrare Editora o livro Cá entre nós - Na intimidade das famílias, cujo foco principal são as relações familiares. Os critérios de convivência entre pais e filhos contidos em cada capítulo têm por objetivo criar condições para um ambiente familiar favorável ao desenvolvimento pleno da criança.
 
Os títulos dos capítulos foram inspirados nos temas abordados pela autora em suas consultas terapêuticas, nas conversas com o público após suas inúmeras palestras pelo Brasil afora, nos e-mails de leitores e nos projetos sociais em que atua.
 
Os quatro capítulos do livro, mesmo estando agrupados, podem ser lidos independentemente.
 
No capítulo Os dilemas da Modernidade, por exemplo, encontramos assuntos como: Bater para educar?; Castigos ou conseqüências?; A televisão; O "não" traumatiza?; Deveres e prazeres; Alfabetização de mídia entre outros.
 
Já em Semelhanças e Diferenças, destacam-se os temas O filho único; Presença na ausência; Pais rebeldes, filhos caretas. No caminho do crescimento é o terceiro capítulo e traz temas como Os filhos crescem. E os pais?; Auto-estima; Dividindo o quarto; A geração canguru. No quarto e último capítulo, Sentimentos Entrelaçados, alguns dos temas abordados são Brigas entre irmãos; Meninos sensíveis; Palavras que ferem; Imagens traumáticas; Surfando no medo, entre outros.
 
A Integrare Editora, por ter uma proposta de ser uma empresa socialmente responsável e por acreditar que o papel das empresas vai além de pagar impostos e gerar empregos, destina uma porcentagem do faturamento de todo lançamento para uma entidade não-governamental reconhecida, atitude que faz parte de sua política empresarial.
 
Assim, no livro Cá entre nós - Na intimidade das famílias, a ABTH - Associação Brasileira Terra Dos Homens - que luta para que crianças e adolescentes tenham os seus direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) respeitados e garantidos - - foi a entidade indicada pela escritora para receber este incentivo .